Nascido em 2 de outubro de 1967, na cidade de Barbacena, Minas Gerais, André Luiz Freitas de Oliveira é um dos três filhos do casal Alcides Freitas de Oliveira e Lada Maria Freitas de Oliveira. Em sua cidade natal, André Luiz frequentou a Escola Estadual Adelaide Bias Fortes, a Escola Baronesa Maria Rosa, passou também pela Escola Agrícola Federal de Barbacena e pelo Colégio Promove.

Durante o período de 1987 até 1992, André Luiz realizou com muita dedicação sua graduação em Agronomia na Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL). No ano de 2000, cursou a pós-graduação em Administração e Marketing pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e também a pós-graduação em Proteção de Plantas pela Universidade de Viçosa (UFV). Já no ano de 2004, o estudioso recebeu o título de MBA em Marketing e Finanças, pela Fundação Dom Cabral.

Com uma trajetória acadêmica que lhe proporcionou diversos conhecimentos, o Engenheiro Agrônomo deu início à sua carreira internacional em 2007, passando pela Ásia, Europa e Américas. Sete países receberam André Luiz durante sua trajetória como líder de equipes multidisciplinares e multiculturais. Nesse período, desempenhou diversas funções que abrangiam a pesquisa, o desenvolvimento, vendas, marketing, desenvolvimento de negócios e gestão geral.

André Luiz é um grande entusiasta do desenvolvimento de pessoas.  Por meio de suas mentorias, coaching e promoção da diversidade, cultiva ambientes propícios ao sucesso. Ele foi responsável por liderar grandes equipes, como na Asia-Pacific Countries (Apac) na China, que contava com mais de 700 colaboradores, desenvolvendo e levando ao mercado tecnologias de ponta e novas soluções de proteção de cultivo. Freitas ainda esteve à frente da fundação e direção do Centrigo Farming Ecosystem, uma iniciativa que promove a adoção de práticas agrícolas sustentáveis e aumenta a rentabilidade dos agricultores. O pesquisador, que também é membro da Câmara de Comércio Latino-Americana, em Cingapura, e da Cooperativa Agrícola de Perdizes, no Brasil, possui mais de dez premiações que reconhecem a relevância de seu trabalho. André Luiz foi vencedor do concurso anual Produto do Ano, na Agri Marketing Magazine, nos EUA, em 2007. No mesmo ano foi vencedor do maior prêmio de inovação global, o Purpose Award da Syngenta, pelo projeto Cruiser Vigor & Yield Innovation. Entre os anos de 2011 e 2014, recebeu os prêmios Top of Mind para produtos de tratamento de sementes Avicta & Cruiser no Brasil, pela Revista Rural. Foi homenageado, ainda, pela Agri Business Review como um dos principais líderes da indústria agrícola em 2023. No mundo empresarial, foi eleito o líder mais icônico para assistir em 2024.

O agrônomo reconhece a  ESAL/UFLA como um alicerce sólido e fundamental, tanto em sua formação profissional, como também em sua formação pessoal: “foi um ambiente de muito aprendizado e crescimento, onde adquiri conhecimentos técnicos profundos, desenvolvi habilidades críticas e construí relacionamentos valiosos que continuam a influenciar minha carreira. A qualidade da educação e a dedicação dos professores me proporcionaram uma base robusta que me preparou para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e me impulsionou a buscar sempre excelência em tudo o que faço.”, expressa o egresso da Instituição.

Além da carreira corporativa, o pai de Rafael Freitas e Bruna Freitas é produtor de café no cerrado do Brasil, onde cultiva café arábica sustentável e de alta qualidade. Após sua aposentadoria da Syngenta, André pretende dedicar-se à exportação de cafés especiais para a Ásia, dando continuidade a sua paixão por transformar a sustentabilidade agrícola em algo real, relevante, valioso e acessível para todos.

© 2022 UFLA - Todos os direitos reservados

Universidade Federal de Lavras | Coordenadoria de Comunicação Social | Setor de Museus e Patrimônio | Pró-Reitoria de Extensão e Cultura