Nascido em 22 de janeiro de 1896, em Piumhi, Minas Gerais, Sinval Silva era filho de João Teodoro Ferreira da Silva e Evangelina Coelho da Rocha. Foi casado com Haydée Machado Silva, com quem teve sete filhos: Tácito, Caio, Tito, Jairo, Sinval Junior, Maria Isabel e Ismênia.

Seus primeiros anos de estudo foram com o professor particular Tobias Pertence. Por volta dos 17 anos, em 1913, Sinval se mudou para Lavras (MG), a fim de dar continuidade aos seus estudos, no Instituto Presbiteriano Gammon (IPG). Antes mesmo de se formar nesta instituição, ele já lecionava Matemática no próprio Instituto. Em 1934, ele se graduou em Agronomia pela antiga Escola Agrícola de Lavras (EAL), atual Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Sinval dedicou mais de 40 anos à carreira de educador no Instituto Presbiteriano Gammon, que antes era chamado de Instituto Evangélico, tendo exercido as funções de regente de dormitório, professor e diretor da Escola Normal, da Escola Técnica de Comércio e do Colégio Evangélico, sendo este último o de maior destaque em sua vida profissional e como ex-aluno da EAL. Além disso, lecionou Zootecnia Especializada na EAL e, após sua aposentadoria, foi colaborador em aulas das disciplinas de História Sagrada e Práticas Agrícolas no Gammon.

Considerado um notable alumni, Sinval teve destaque não somente pela sua trajetória na educação, como também na sociedade lavrense. Ele foi sócio fundador do Rotary Club de Lavras e exerceu o cargo de vereador na cidade, fatores que contribuíram para que ele recebesse o título de Cidadão Honorário de Lavras, concedido pela Câmara Municipal. Sinval Silva faleceu em Lavras, Minas Gerais, em maio de 1988. FONTE:

© 2022 UFLA - Todos os direitos reservados

Universidade Federal de Lavras | Coordenadoria de Comunicação Social | Setor de Museus e Patrimônio | Pró-Reitoria de Extensão e Cultura