Prof. Nazareno, em 2008, em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, em sessão solene especialmente convocada em homenagem ao Centenário de fundação da UFLA.
Prof. Nazareno, em 2008, em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, em sessão solene especialmente convocada em homenagem ao Centenário de fundação da UFLA.

O professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes foi reitor da UFLA por dois mandatos (2004 a 2012). Nasceu em 8 de setembro de 1958, em Bom Sucesso (MG), sendo filho único de Messias Mendes e Ilda Guimarães Mendes. Cursou todo o ensino básico em Lavras. A primeira etapa do ensino fundamental foi completada no Grupo Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Os anos finais do ensino fundamental e todo o ensino médio foram cursados no Colégio Tiradentes, também da PMMG. 

Casou-se com Adriana Maria Ribeiro Pedroso em 1982, com quem permaneceu até 2008 e teve seus dois primeiros filhos: Flávio Pedroso Mendes e Marcela Pedroso Mendes Resende. A terceira filha é Iza Guilhermina Assis Mendes, nascida em 2019 e fruto de sua união com  Suzem Kellen Assis, iniciada em 2009. 

Professor Nazareno graduou-se em Agronomia em 1980 pela ESAL. O mestrado foi em Genética de Melhoramento de Plantas, concluído em 1983, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz / Universidade de São Paulo (Esalq-USP). Ele estudou a "Abscisão de Flores e de Frutos no Feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.)", sob orientação do professor Gerhard Bandel. O doutorado em Fitotecnia foi concluído em 1994 pela ESAL, sob orientação do professor Magno Antonio Patto Ramalho, tendo como resultado a tese  "Avaliação de Metodologias Empregadas na Seleção de Progênies de Cafeeiro (Coffea arabica L.) em Minas Gerais".

No quadro de servidores da UFLA, ingressou em 1º de junho de 1994, como Professor Adjunto I, no setor de Grandes Culturas do Departamento de Agricultura (DAG). Foi responsável pelo setor de Cafeicultura do DAG (08/1994 a 05/1996), pró-reitor de Pesquisa (05/1996 a 11/1997), vice-reitor (11/1997 a 05/2004), reitor (05/2004 a 05/2012) e Assessor de Política e Relacionamento Institucional (05/2012 a 03/2022). Aposentou-se em 18 de fevereiro de 2021.

Antes de atuar na UFLA, foi pesquisador na Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Empa-MT), na Unidade de Execução de Pesquisa de  mbito Estadual de Cáceres, em Cáceres/MT (UEPAE-Cáceres/EMBRAPA/EMPA-MT), entre 1º/7/1983 e 11/11/1985. Nesse percurso, foi coordenador do Programa Estadual de Pesquisa de Milho – MT (01/1984 a 11/1985) e chefe-adjunto Técnico da UEPAE-Cáceres/Embrapa (07/1984 a 11/1985).

O professor trabalhou também como pesquisador na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), de 13/11/1985 a 29/03/1994, tendo passado pela Epamig-Sudeste (Unidade Regional de Pesquisa sediada no câmpus da UFV, em Viçosa/MG), pela Epamig-CEMA (Campo Experimental de Machado, em Machado/MG) e Epamig-Sul (Unidade Regional de Pesquisa sediada no câmpus da ESAL/UFLA, em Lavras/MG). Ainda na Epamig, foi gerente do Campo Experimental de Machado (02/1987 a 08/1987) e chefe-geral da Epamig-Sul (08/1987 a 02/1990).

Foram 12 prêmios e títulos recebidos entre 1997 e 2014, reconhecimentos por uma série de trabalhos realizados. Orientou 112 estudantes, sendo 37 de graduação, monitores e bolsistas de fomento tecnológico; 51 estudantes de mestrado; 23 de doutorado e supervisão de um estagiário de pós-doutorado. São dez livros publicados, 30 capítulos e 104 artigos científicos completos. Participou, como co-autor, da equipe de pesquisadores responsável pela obtenção, melhoramento genético, seleção, lançamento e registro de sete cultivares de café da espécie Coffea arabica L., para cultivo no Estado de Minas Gerais e demais regiões brasileiras aptas ao plantio do cafeeiro arábica, em uma parceria entre as instituições Epamig, UFLA e UFV.

A relação com a UFLA

“Minha relação com a UFLA praticamente se confunde com minha história de vida. Já são mais de 45 anos, desde meu ingresso como estudante até o presente, uma história de amor e dedicação que espero continuar por muito mais tempo.

São muitas histórias e recordações marcantes que perduram em minha memória, pois tive toda trajetória acadêmica e profissional sempre direta ou indiretamente ligadas à ESAL/UFLA. Devo muito à nossa Universidade, sou muito grato a todos os professores, aos técnicos administrativos e aos estudantes de nossa comunidade acadêmica, com os quais convivi ao longo do tempo. Reconheço que sempre recebi muita generosidade e carinho na ESAL/UFLA (e também nas demais instituições onde trabalhei), razão de também sempre ter procurado fazer por merecê-las.

Espero ter prestado a minha contribuição, como servidor docente e como integrante da Direção Executiva em várias oportunidades e como seu dirigente, no cargo de Reitor, nas várias conquistas alcançadas pela UFLA. Tive o privilégio de vivenciar e de participar ativamente de uma das maiores e mais extraordinárias fases de crescimento e de desenvolvimento institucional da UFLA, em todos os sentidos e indicadores, quando nossa Universidade se tornou uma instituição ainda mais eclética e plural, atingindo, de fato, a verdadeira Dimensão Universidade.

Peço a Deus que me conceda mais alguns anos de vida, e com saúde, pois espero continuar ‘por aqui’, de alguma forma procurando servir à UFLA. Acredito que os desafios futuros serão motivação permanente em minha vida e certamente se apresentarão mais vezes no decurso de minha história futura, que eu pretendo prosseguir sempre numa perspectiva otimista e com muita esperança no que está por vir”.

Antônio Nazareno Guimarães Mendes

 Currículo Lattes

Memórias de uma Evolução – Gestão 2004/2012

Acesse as informações completas informadas.

 

 

 

© 2022 UFLA - Todos os direitos reservados

Universidade Federal de Lavras | Coordenadoria de Comunicação Social | Setor de Museus e Patrimônio | Pró-Reitoria de Extensão e Cultura