A Escola Agrícola de Lavras, dirigida pelo Dr. Benjamin Hunnicutt, tinha como premissas a formação de jovens na área de agricultura, mas também a difusão de técnicas e tecnologias para os produtores, visando a modernização da produção. Para isto, várias atividades eram realizadas, muitas inspiradas em modelos americanos. 

Dessa forma, foi organizada a Sociedade Agrícola de Lavras, que se responsabilizou por realizar a primeira exposição agropecuária, nos dias 4 a 9 de setembro de 1922. Essa exposição teria caráter regional e seria preparativa para a exposição do centenário, programada para "abranger toda a zona servida pela bitola de metro da Oeste de Minas, num circulo de 17 municípios” (O Agricultor, n.1., v.1, 2022).

01

O Agricultor, n.1., v.3, 2022.

 

02

O Agricultor, n.1., v.4, 2022

 

Além das premiações aos animais, os “trabalhos de culinária” também eram premiados, com as categorias “Bolos”, “Balas”, “Pão”, “Rosca”, “Bolos do Sertão”, “Geleias”, “Doces”. Os produtos em exposição foram distribuídos para a Santa Casa e aos pobres, ao final do evento (“O Município”, setembro 1922).

 

2ª Exposição Agropecuária de Lavras

    A 2ª Exposição Agropecuária de Lavras foi realizada nos dias 10 a 14 de julho de 1923, também organizada pela Sociedade Agrícola e dirigida pelo Dr. Benjamim Hunnicutt.

Destaques dessa edição:

  • A apresentação do trator Fordson, que permitiu aos agricultores verificarem as vantagens de se utilizar máquinas agrícolas.
  • A apresentação de animais foi reduzida, fato esse atribuído à ocorrência de febre aftosa na região.
  • Exposição de produtos da lavoura da Escola Agrícola.
  • Exposição de Artes Domésticas - Culinária, por alunas do Colégio Carlota Kemper.
  • Exposição de trabalhos de costura e bordado por alunas do Colégio Carlota Kemper e Colégio de Lourdes.

Nessa exposição, um júri foi instituído para avaliar os animais apresentados. Todas as premiações do evento estão publicadas em O Agricultor v2 .n8 1923.

Também foi realizado um cinema ao ar livre, com exibições realizadas, durante três dias, de fitas anteriormente apresentadas no Pavilhão Norte-Americano no Rio de Janeiro. Os filmes versavam sobre o progresso da agricultura nos Estados Unidos, com métodos modernos de cultivo. 

 

10

Estrutura do cinema ao ar livre. Fonte: Arquivos do Museu Bi Moreira. Data: 1923

 

O Agricultor, v2 .n7 1923, registrou que o diretor da Escola Superior de Agronomia e Veterinária de Viçosa, Dr. P.H. Rolfs, acompanhado de sua família, veio à cidade especialmente para acompanhar a Exposição Agropecuária, fazendo parte da Comissão julgadora dos produtos da exposição.

 

3ª Exposição Agropecuária de Lavras

A 3ª Exposição Agropecuária de Lavras foi realizada nos dias 10 a 14 de julho de 1924 (O Agricultor v.3 n.13, 1924).

Semelhantemente às edições anteriores, houve a seção de animais de raça, os quais foram apresentados e premiados. Assim também foram realizadas:

  • Exposição de produtos da lavoura da Escola Agrícola.
  • Exposição de Artes Domésticas por alunas do Colégio Carlota Kemper.
  • Cinema ao ar livre com exibição de fitas de “alto valor patriótico”, sobre o progresso do Estado, além de permitir conhecer as maiores cidades de Minas. 

0304

Frente e Verso da medalha. [Premio ao melhor producto da lavoura, coube ao Sr. Daniela Fernandes, pela amostra de arroz agulha]

 

014

[Medalha de Prata offerecida pela Sociedade Brasileira de Animação da Agricultura, Paris - Terceira Exposição Agro-Pecuaria de Lavras. Coube ao Departamento de Enfermaria do Collegio Carlota Kemper pelo melhor trabalho Escolar]


06

 

4ª Exposição Agropecuária de Lavras

A 4ª Exposição Agropecuária de Lavras foi realizada nos dias 14 a 18 de julho de 1925.

07

Côro caipira durante a 4ª Exposição, 1925.

 

5ª Exposição Agropecuária de Lavras

A 5ª Exposição Agropecuária de Lavras foi realizada nos dias de 1926.

 

Como eram as exposições:

08

 

6ª Exposição Agropecuária de Lavras

A 6ª Exposição Agropecuária de Lavras foi realizada nos dias de 1928. Nas exposições, além da exibição de bovinos e equinos, havia asininos, muares, aves, coelhos, aves, marrecos, pássaros, suínos. Havia também a seção de máquinas agrícolas e a seção das senhoras, que abrangia costura, pintura e culinária.

E como ocorreu nas edições anteriores, houve a exibição, em todas as noites, do cinema ao ar livre. Os filmes foram adquiridos nos Estados Unidos pelo Dr. Benjamim Hunnicutt. Havia películas da Fazenda Santa Helena e algumas comédias.

09



7ª Exposição Agropecuária de Lavras

Foi realizada 25 a 29 de junho de 1929.

010

 

8ª Exposição Agropecuária de Lavras

Foi realizada 1931. Novidades:

  • conferências organizadas pelo “Centro Lítero-Agrícola.
  • Jogos noturnos de “Basket ball” e “Volley ball”.
  • Conferências pronunciadas pelos professores Oswaldo Emerich e C.C. Knight

O evento contou com seção de trabalhos domésticos. Foram premiados a) Bordados brancos a máquina (Nenem Pádua, Anna de Carvalho - 3 prêmios) B) Bordados brancos a mão (Dinah Mascarenhas, Silvia Maia (2), Marieta Costa) e C) Bordados a matiz (Doquinha Hermeto, Julieta Campos, Silvia Silva e Maria Isabel A. Campos).

 11

Exibição dos animais. Década 1930

 

 

9ª Exposição Agropecuária de Lavras

Realizada durante a Primeira Semana Ruralista de Lavras, em julho 1935.

011

 

Nesse evento, as salas foram abertas e ministradas aulas para professoras e outros interessados. Nos  três grupos escolares foram realizadas aulas teóricas e práticas, o que chamaram de “Escola Ativa”.

Reuniões noturnas foram realizadas no Theatro Municipal, que tinha capacidade para mil pessoas. Houve uma noite em que mais de 20 pessoas não puderam assistir, devido à limitação de espaço (O Agricultor, julho 1935).

 

10ª Exposição Agropecuária de Lavras

Foi realizada de 24 a 28 de agosto de 1937. Durante a exposição foi inaugurado o Pavilhão Odilon Braga.

 

012

 

 

11ª Exposição Agropecuária de Lavras

Realizada em 28 de junho a 2 de julho de 1938

 

12ª Exposição Agropecuária de Lavras

Não houve, até o momento, resgate de informações que permitam saber detalhes sobre a  12ª Exposição Agropecuária de Lavras.

 

13ª Exposição Agropecuária de Lavras

Realizada de 25 a 29 de junho 1940, com as atividades:

  • Exibição de filmes “educativos” com temas agrícolas no Teatro Municipal
  • Ministração de palestras
  • Concurso de equitação e pionagem no estádio Castelo Branco do Ginásio.

 

14ª Exposição Agropecuária de Lavras 30 de junho a 4 de julho de 1942

Sobre a 14ª edição, o que se sabe é que foi realizada em 4 de julho de 1942. Muitas outras dessas exposições foram promovidas ao longo do tempo, inclusive sob organização de outros atores, como Sindicado Rural e Prefeitura Municipal, por exemplo. As informações sobre as origens das exposições, no entanto, com o relato das primeiras realizadas, estão condensadas nesta página.

 

Outros eventos:

Uma outra realização da Escola Agrícola foi a Semana do Milho, promovida pela “Chácaras e Quintaes” - São Paulo, nos dias 24 a 29 de agosto de 1925, e teve como diretor técnico o Dr. Benjamin H. Hunnicutt.

015

 5ª Exposição Nacional de Milho, realizada nos dias 13 a 17 de julho de 1926. O Agricultor julho ano 5 n.25 1926.

 

013

Referências:

Exposição Agropecuária. O Agricultor, n.1., v.1, 2022

Diversos O Agricultor

© 2022 UFLA - Todos os direitos reservados

Universidade Federal de Lavras | Coordenadoria de Comunicação Social | Setor de Museus e Patrimônio | Pró-Reitoria de Extensão e Cultura