A celebração do dia da árvore é realizada em todo o mundo, sendo uma importante ação para estimular o plantio de árvores e promover ações educativas sobre a importância dessas plantas. As datas escolhidas são no período da primavera em cada região do mundo, sendo, no Brasil, celebrado em 21 de setembro.
A comemoração do dia da árvore na EAL / ESAL era uma atividade social de responsabilidade do Centro Acadêmico de Agronomia. Um dos registros que se tem trata da comemoração realizada em 1936, com a presença de docentes, discentes, além de alunos do Colégio Carlota Kemper, Ginásio Municipal, Grupos Firmino Costa e Álvaro Botelho, além de imprensa e autoridades. Além de discurso, os formandos de 1936 fizeram o plantio de uma amendoeira, e os demais presentes convidados externos plantaram 65 mudas no Horto da Escola Agrícola.
Em outro registro datado de 1940, a celebração, com a presença de docentes e discentes, iniciou com a entoação do Hino Nacional, seguido de discursos e plantio de árvores pelos formandos. Conforme descrito pelos estudantes, o “Dia da Árvore – dia que nos toca tão de perto pois é aquele em que deixamos gravado no solo da nossa Escola o marco vivo da saudade, a árvore-símbolo dos que partem com o coração enternecido e cheio de esperanças em busca de um Brasil maior – o Brasil Agrícola” (O Agricultor, 1940).
Uma das poucas imagens disponíveis relativas à celebração do Dia da Árvore e plantio está publicada em Prospecto de 1942.
Atualidade
O plantio de árvores é uma atividade rotineira na Universidade Federal de Lavras (UFLA), sendo realizado por motivações diversas. Por exemplo, por ocasião dos 500 anos do descobrimento do Brasil, uma muda de pau-brasil foi plantada em frente ao prédio da antiga reitoria, sendo disposta uma placa alusiva no local.
Os formandos ainda mantêm a tradição de plantio de árvores, assim como fazem o plantio por ocasião do jubileu de suas formaturas (25 e 50 anos).
Jubileu de prata Formandos 1991. Data: setembro/2016. Foto: Patrícia Paiva.
Algumas fotos são encontradas em arquivos do Museu Bi Moreira, porém sem identificação, exceto o fato de estarem em uma pasta denominada “Grêmio”.
Plantio de árvore. A data na placa parece ser de 1938
Plantio de árvore
Plantio de árvores. Ao fundo, vê-se a estrada no mesmo traçado que ainda existe na subida para o Câmpus Histórico.
Plantio de árvores - o local parece ser a área de subida para o Câmpus Histórico. No lado oposto, vê-se a subida para o Instituto Gammon. Observa-se o trem passando na linha férrea existente neste local.
Plantio na área de subida para a Escola. Embaixo, vê-se o portão de entrada que foi construído em 1940.
Origem do Dia da Árvore
O dia da árvore foi proclamado em 1874 pelo governador do estado de Nebraska (Estados Unidos), Robert W. Furnas, sendo declarado o dia 10 de abril. Em 1885, o dia da árvore foi alterado para 22 de abril (além do clima favorável, homenagem ao aniversário de J. Morton) e declarado feriado no estado. A motivação para este evento iniciou-se por meio do jornalista Julius Sterling Morton e sua esposa Caroline que, mudando em 1854 para uma fazenda em Nebraska City, iniciaram o plantio de grande variedade de árvores e arbustos. Essa área ainda existe, sob a denominação de Arbor Day Farm. A casa ainda é preservada, assim como toda a área arborizada, além de possuir um hotel.
Arbor Day Farm, 2011. Foto: Patrícia Paiva
Entrada do Arbor Day Farm Hotel, 2011. Foto: Patrícia Paiva
Julius Morton criou o primeiro jornal da cidade, Nebraska City News, no qual ele publicava informações sobre árvores e sua importância ecológica, além de enfatizar a falta de arborização na localidade. Assim, em 1872, ele propôs um dia para que todos do estado pudessem plantar árvores, e assim então nasceu o dia da árvore.
Nos EUA, o dia da árvore é celebrado em datas diferentes para cada estado, sendo a primeira comemoração no estado de Nebraska.
No Brasil, a primeira celebração que se tem registro foi idealizada pelo sueco Alberto Lofgren, além de João Pedro Cardoso e Coelho Neto, na cidade de Araras-SP, sob o título de Festa das Árvores, em 1902. Depois muitas comemorações ocorreram, celebrando o dia da árvore. Em 1965 o então presidente Castelo Branco assinou um decreto (nº 55795, 24 de fevereiro de 1965) criando a festa Anual das Árvores em substituição ao Dia da Árvore, definido como data 21 de setembro, por estar próxima da primavera, para estados das regiões sul e sudeste. Estados das regiões Norte e Nordeste fariam a comemoração na última semana de março. Na EAL/ESAL, esta comemoração se tornou um evento tradicional muitos anos antes do decreto.
Referências
O Agricultor, 118, p.21 1936
O Agricultor, 134, p.39-43 1940
https://www.history.com/topics/holidays/the-history-of-arbor-day
https://www.arborday.org/celebrate/history.cfm#:~:text=Arbor%20Day%20was%20officially%20proclaimed,for%20its%20permanent%20annual%20observance.