O prédio Dr. Carlos Prates foi inaugurado em 14 de julho de 1922, juntamente com o Prédio Álvaro Botelho, formando, assim, uma importante estrutura de suporte para o funcionamento da Escola Agrícola de Lavras (EAL). Nesse prédio, funcionava o dormitório dos estudantes, que nessa época ainda eram em número reduzido e oriundos de diferentes partes do País.

 

https://memorias.ufla.br/images/Artigos/2022/Memorias/fazenda-ceres-thum.jpg

 

A imagem extraída do Prospecto do Instituto Evangélico (1921 ou 1922) mostra o prédio em construção:

 

D:PatríciaMemórias UFLAPrédiosCarlos PratesPrédio em construção Prospecto do Instituto Evangélico 1921 ou 1922 (2).jpeg

 

O nome foi homenagem ao engenheiro formado pela Escola de Minas de Ouro Preto em 1890, Carlos Prates, que atuou como diretor de Agricultura, Terras e Colonização, da Secretaria de Agricultura do estado de Minas Gerais, e depois como Secretário de Agricultura. Não foram obtidas informações precisas das datas da sua atuação na secretaria, mas há registros de atos de 1908 a 1915. Carlos Prates se destacou pela criação e divulgação de fazendas-modelo e de campos de demonstração como meios para divulgação, desenvolvimento e diversificação da lavoura nacional. Também defendeu o ensino agrícola elementar e prático, de forma adaptada às condições socioeconômicas do Estado.

O prédio Dr. Carlos Prates, apelidado de Jaratataca (em função do cheiro desagradável do local) abrigava, no seu primeiro pavimento, sala de refeições e cozinha e, no segundo, o dormitório dos alunos. Conforme descrito em diversos Prospectos do Instituto Gammon, para divulgação de vagas para estudantes tanto para o Instituto quanto para a Escola Agrícola, o edifício “Dr. Carlos Prates”:

...”serve para o internato, comportando cerca de trinta estudantes internos. Os quartos são pequenos, não havendo mais de dois estudantes num quarto.

 

Vista do Prédio Carlos Prates com alunos. Data provável: Década de 1950.  
Fonte: arquivos do Museu Bi Moreira

 

Atualmente, o Prédio Dr. Carlos Prates é sede das Fundações: Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão (Faepe) e Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc).

Em meados da década de 1950,  foi construído um novo alojamento para os estudantes, inicialmente denominado "Benjamim Hunnicutt", que se localizava à direita do Prédio Dr. Carlos Prates. O nome do prédio foi posteriormente alterado para "Alvorada", em alusão a Brasília, uma vez que, nessa época, já havia um grande movimento em torno da construção da nova capital.

 

Vista da praça e do Prédio Carlos Prates. Data provável: Final da década de 1940 ou início da década de 1950.
Fonte: arquivos do Museu Bi Moreira. 

 

Em meados da década de 1950 foi construído mais um alojamento para os estudantes, localizado à direita do Prédio Dr. Carlos Prates. Inicialmente denominado de alojamento Dr. Benjamim Hunnicutt, posteriormente teve o nome alterado para Alvorada.

Alojamento Alvorada, prédio à direita na imagem. Data provável: meados a final da década de 1950. 
Fonte: arquivos do Museu Bi Moreira.

 

antigo

Alojamento Alvorada. S.d. 
Fonte: arquivos do Museu Bi Moreira. 

 

O Alvorada foi transformado em hotel, recebendo assim inúmeros visitantes da Universidade.

 

Vista do Prédio do então Hotel Alvorada. Data: 26/02/2013
Foto: Patrícia D. O. Paiva.

Outras fotos:

 

 

Prédio Dr. Carlos Prates. S.d. Foto: Arquivos Renato Libbeck.

Prédio Dr. Carlos Prates. S.d. Foto: Arquivos Museu Bi Moreira

Prédio Dr. Carlos Prates. S.d. Foto: Arquivos Museu Bi Moreira

Prédio Dr. Carlos Prates. S.d. Foto: Arquivos Museu Bi Moreira

Vista do Prédio Dr. Carlos Prates, sede das Fundações.
Data: 2011
Foto: Patrícia D. O. Paiva

Prédio Dr. Carlos Prates, sede das Fundações.
Data: 11/09/2014
Foto: Patrícia D. O. Paiva

Referências:

CINQÜENTENÁRIO do Instituto Gammon. O Agricultor, Lavras, v.28, n.136, 1953. p. 52-57. Boletim da Escola Superior de Agricultura de Lavras.
DIAS, J.C. A Terra prometida de Lavras. São Paulo: Editora Barleus, 2009. 139p.
INAUGURAÇÃO dos novos prédios da Escola Agrícola de Lavras. O Agricultor, Lavras, ano I, n.3. 1922.
PAIVA, P. D. O.; ALVES, S.F.N.S.C. História da praça do campus histórico UFLA. Lavras: UFLA, 2011. 43p. PROSPECTOS Instituto Gammon. Anos diversos. Disponível em: Museus UFLA. SILVA, F.V. Ensino agrícola, trabalho e modernização no campo: a origem da Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais (1920-1929). Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Uberlândia. 2007. 155p.

© 2022 UFLA - Todos os direitos reservados

Universidade Federal de Lavras | Coordenadoria de Comunicação Social | Setor de Museus e Patrimônio | Pró-Reitoria de Extensão e Cultura