A Escola Agrícola, criada em 1908, foi transferida para a nova sede em 1922, com a construção dos novos prédios. A área central foi utilizada inicialmente para aulas práticas e exposições, mas, a partir da década de 1930, começou a receber ajardinamento, culminando com um jardim bastante elaborado, como demonstrando em imagem de 1942.

ODILON BRAGA DECADA DE 1960

Vista do jardim - 22/01/1942 - Arquivos do Museu Bi Moreira

 

Toda a história desta praça, assim como as transformações ocorridas ao longo dos anos é contada no texto Praça do Câmpus Histórico. Não se tem registros informando sobre o projeto ou quem foi responsável por elaborar e implantar este jardim.

Durante muitos anos, também não se registrou quaisquer informações sobre paisagismo no câmpus da Escola. Mas, em 3/9/1975, na reunião da Congregação da Escola Superior de Agricultura de Lavras, a falta de arborização do câmpus foi um tema apresentado pelo professor Geraldo Aparecido de Aquino Guedes, mencionando o comentário de um visitante português, assim como também já queixado por outros visitantes.

 

trecho ata

Extrato da Ata da Reunião da Congregação da Escola Superior de Agricultura de Lavras, de 03/09/1975

 

Com a criação do novo câmpus, também era demandando o embelezamento, com a formação de jardins e a arborização das vias. Assim, uma comissão foi estabelecida, sob a presidência do professor Antônio Cláudio Davide, do Departamento de Agricultura, área de Viveiros Florestais, e composta pelo professor Evandro Menicucci, arquiteto e professor de Desenho Técnico, e pela desenhista Vera Lúcia Botelho Salgado. Esta comissão, estabelecida por meio da Portaria nº 4 da Prefeitura do Câmpus – ESAL, assinada pelo então prefeito do Câmpus, professor José Francisco Rodarte, seria responsável pelos serviços de paisagismo, incluindo projetos e fiscalização de implantação e manutenção. 

Portaria

Portaria nº 04, 22/09/1980

 

Nessa época ainda não havia profissionais com a especialidade em paisagismo na Escola. Assim, para melhor atuação desta comissão, a desenhista Vera Lúcia, em 1980, realizou um estágio no Departamento de Parques e Jardins – Du/NOVACAP, em Brasília-DF, com ênfase em produção de plantas ornamentais, herbáceas, arbustivas e arbóreas, projetos, implantação, conservação e irrigação de áreas verdes.

 Ao final do referido estágio, foi conseguida a doação de sementes e mudas de espécies ornamentais, as quais foram transportadas em uma caminhonete, cedida pela Faepe, na gestão do então professor João Márcio de Carvalho Rios. Esse material foi enviado ao Viveiro de Plantas Ornamentais do Departamento de Ciências Florestais para, posteriormente, ser implantado nos locais adequados.

No câmpus novo, construído na década de 1970, foi feito um canteiro central, dividindo os dois sentidos da avenida principal. Neste canteiro, com área aproximada de 2 hectares, foram plantadas espécies arbóreas nativas e exóticas, sempre de forma agrupada. Um estudo já foi realizado e publicado em 2004, identificando e caracterizando estas espécies.

Mas, somente a partir de 2008 os projetos de ajardinamento se intensificaram, durante a gestão como reitor do professor Fabiano Ribeiro do Vale. Nesta época, foi criada a Assessoria de Paisagismo, sob a responsabilidade da professora Patrícia Duarte de Oliveira Paiva que, juntamente com a desenhista Vera Lúcia Botelho, desenvolveram e implantaram, com auxílio de muitos jardineiros, projetos paisagísticos em todos os jardins do câmpus. O primeiro jardim elaborado foi o do Marco 90 anos, na área em frente à Biblioteca Central.

Depois deste, muitos jardins foram feitos. A cada novo prédio construído ou mesmo nas áreas dos prédios existentes, um jardim foi planejado e implantado, tornando, assim, o câmpus UFLA num espaço muito prazeroso para estudar e trabalhar.

alunos em momento de descanso

Alunos em momento de descanso - Foto: Patrícia Paiva,10/04/2012

jardim DBI

Jardim interno do Departamento de Biologia - Foto: Patrícia Paiva, 26/02/2018

jardimru

Jardim do Restaurante Universitário - Foto: Patrícia Paiva, 10/10/2013

azaleiasfisiologia

Azaleias do Setor de Fisiologia Vegetal - Foto: Patrícia Paiva, agosto/2022



jardim_solos.jpg

Jardim do Departamento de Solos - Foto: Patrícia Paiva, 26/02/2018

ipes rosa

Ipês-rosa na Avenida das Goiabas - Foto: Patrícia Paiva, Setembro/2022

caramanchão area cantina

Caramanchão na área da Cantina Universitária - Foto: Patrícia Paiva, 05/04/2023

 

Nas atividades de paisagismo, o importante é criar áreas que sejam agradáveis aos usuários, oferecendo beleza, conforto, lazer, sempre em harmonia com a natureza.

Com a instalação da Coordenadoria de Paisagismo (2014), vinculada à Pró-Reitoria de Infraestrutura e Logística (Proinfra), técnicos foram contratados para exercer as atividades. Assim, já atuaram nesta função Lívia Cristina Coelho e Thalita Maciel.

Desde 29/11/2022, a professora Patrícia Paiva retornou a atuar como responsável pelas atividades de paisagismo do câmpus, contando com auxílio do responsável pelos jardineiros, Jerry Adriani da Silva, e da equipe de jardineiros e auxiliares para implantação e manutenção dos jardins. Os estudantes também têm participação ativa, treinando em atividades de produção de mudas, auxílio no desenvolvimento de projetos e implantação dos jardins, por meio do Projeto de extensão Florir-UFLA.

      alunos jardim1

 

alunos jardim2

Alunos auxiliando na implantação de jardim - Fotos: Patrícia Paiva

© 2022 UFLA - Todos os direitos reservados

Universidade Federal de Lavras | Coordenadoria de Comunicação Social | Setor de Museus e Patrimônio | Pró-Reitoria de Extensão e Cultura