A Escola Agrícola de Lavras, hoje UFLA, construiu o primeiro silo aéreo do estado de Minas Gerais. Servindo ao processo da ensilagem (processo de conservação de forragens verdes para alimentação do gado, com destaque para o milho), o equipamento é’ de 1915 e foi instalado na chácara do Ginásio, hoje no terreno do Instituto Gammon, próximo da Cruz Vermelha.
Detalhes da sua construção: possui 9 metros de altura e 4 metros de diâmetro, sendo considerado pequeno. Foi construído em com 19.500 tijolos e o custo total foi de 3:122$550 (aproximadamente 3 contos de réis)
Planta do Silo Aéreo
A ensilagem é colocada no silo por meio de porta no telhado. Como o silo foi construído próximo a um barranco, esse trabalho era facilitado. A retirada da silagem era feita por meio das janelas, de cima para baixo.
Enchimento do silo da Escola Agrícola de Lavras.
Corte do milho e enchimento do silo aéreo da Escola Agrícola de Lavras.
Imagem do Silo Aéreo.
Na revista “O Agricultor” existem alguns artigos escritos pelo Dr. Benjamin Hunnicutt, direcionados aos produtores da época, destacando a importância e as vantagens de se construir um silo e fazer a silagem para manter a alimentação do gado e a manutenção da produção de leite no período seco. O professor também apresenta cálculos de dimensões, custos, além de informações técnicas para a construção.
Referências:
O Agricultor, ano XI, n.79, março 1932
O Agricultor ano XIV n.107, 1935