Oswaldo Tertuliano Emrich, filho de Julio Emrich, nasceu em 8/5/1888 na cidade de Bom Jardim, no estado do Rio de Janeiro. Emrich fez parte da primeira turma do curso de Agricultura na Escola Agrícola de Lavras (EAL), hoje UFLA, concluindo a graduação no ano de 1911. Foi, ainda, o primeiro estudante da Instituição a ser indicado pelo corpo docente para uma especialização no exterior, por meio da Lei Estadual n º 530, de 20/9/1910.
Mediante a indicação do corpo docente, o bom-jardinense especializou-se em Laticínios na Pensylvania State College, que, atualmente, é a Penn State University. Retornando ao Brasil, Emrich assumiu a disciplina Laticínios na EAL até o ano de 1934. Ao longo desse período também ministrou a disciplina Zootecnia. Ele e Emanuel Deslandes, que também se formou na primeira turma do curso de Agricultura, foram os primeiros ex-alunos a tornarem-se professores da EAL.
Em 1925, o professor Oswaldo esteve empenhado na redação de diversos artigos da área da Zootecnia para a revista “O Agricultor”. Também lecionou para alunas do Curso Normal do Colégio Carlota Kemper, sobre “Vida Rural”. Com a partida do diretor do Instituto Evangélico, Samuel Gammon, em 5/7/1928, Emrich foi responsável por discursar, representando a EAL, na cerimônia fúnebre do missionário estadunidense.
Oswaldo Emrich ocupou o cargo de vice-diretor da Escola Agrícola de Lavras no período de 1930 a 1934. Ocupou o cargo de diretor do Instituto de Laticínios Cândido Tostes em Juiz de Fora, MG, nos anos de 1942 e 1943, e foi Inspetor de Pecuária de Minas Gerais.
O professor também se destacou pela produção do livro “Suinocultura: pontos essenciais na exploração de suínos”. A obra contribui com diversos estudantes e produtores, até os dias atuais.
Oswaldo casou-se com Eraydes Soeiro, uma órfã que foi encaminhada para Lavras para receber instruções no Instituto Evangélico, e que anos após tornou-se diretora do Internato de rapazes. O casal teve três filhos. Um deles foi Osvaldo Soeiro Emrich, que se tornou reverendo da Igreja Presbiteriana do Brasil.