Jair Vieira nasceu em 11 de março de 1937, na cidade de Lavras, Minas Gerais. Filho de Túlio Vieira e Maria de Oliveira, é o mais velho de cinco irmãos (Guaracy Vieira - já falecido, ex-professor do DAE/UFLA; Jairo Vieira; Oliveiro José Vieira -ex-professor do DEX/UFLA, José Caetano Vieira Neto - Zequinha, ex-professor do DAG/UFLA, já falecido). Casou-se com Nair Vieira, com quem teve dois filhos, Túlio e Marcio, ambos graduados pela ESAL.

Antes de ingressar em Agronomia na ESAL, em 1959, Jair estudou na Escola Rural do Faria, na Escola Estadual Firmino Costa e no Instituto Gammon. Concluiu o curso superior de Agronomia no ano de 1962. Em 1968, concluiu o mestrado na Universidade Federal de Viçosa, com o tema “Irrigação de Hortaliças”, sob a orientação do prof. Alberto Daker. Após o término da sua gestão como diretor, em 1980, teve a oportunidade de realizar 1(um) ano de Especialização em irrigação em Bari, Itália.

Após a formatura, trabalhou na fazenda do Sr. Gabriel Andrade, da Andrade Gutierrez, em Calciolândia-MG. Na fazenda, lidava com produção de leite de gado gir leiteiro, produção de silagem e inseminação. Ele relata que tinha muita liberdade para trabalhar nesta fazenda, teve oportunidade de aprender muito, especialmente pela condição de recém-formado.

Em 1965, depois de cerca de 2 anos fora da Esal, foi convidado pelo prof. Alysson Paulinelli para retornar à Instituição e atuar como professor, lecionando disciplinas de Hidráulica e Irrigação, ambas de responsabilidade do prof. Alysson. Para isto, fez um treinamento no Instituto de Pesquisa em Hidráulica - IPH no estado do Rio Grande do Sul.

Na então Esal, que havia sido recentemente federalizada e era comumente denominada de “Escola Nova”, ainda não havia departamentos didáticos nesta época, Jair ficou então alocado no antigo prédio de Laticínios, que já estava desativado na época. Com a construção do novo campus, foi o primeiro professor a mudar para “cima”.

Diretor

Jair Vieira foi Diretor da Esal de 1975 a 1979, sendo o primeiro diretor da “Escola Nova”. Assumiu este cargo com a morte do Prof. Sylvio Nogueira de Souza, que faleceu num acidente automobilístico quando retornava de Brasília, onde havia ido para tomar posse (como diretor) no Ministério da Educação.

Durante a gestão como diretor, instituiu a Fundação de Apoio - FAEPE (03/05/1976), como uma instituição paralela e com mais liberdade para administração. Entre as atividades, realizaram vários cursos de treinamento por solicitação do Ministério da Agricultura (MAPA).

Prof. Jair Vieira. Data aproximada final da década 1970

Ainda na sua gestão, uma das importantes conquistas foi a grande contratação de professores e técnicos para a ESAL. Foi responsável pelo início do funcionamento do Alojamento Masculino (“Brejão) pois, embora estivesse pronto, o prédio ainda não funcionava.

Criou os cursos de Zootecnia e de Engenharia Agrícola. Deixou o projeto pronto para a criação do curso de Engenharia Florestal. Uma particularidade em relação ao curso de Zootecnia, além da criação do curso, ele ainda foi o diretor que diplomou os formandos da 1ª turma do curso.

Fez convênio com o Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS) para projetos de drenagem no Vale do Rio Sapucaí. Por meio deste projeto, foram realizadas drenagens nas várzeas com a instalação de diques (“polders”), mesmo sistema holandês, permitindo assim a realização de agricultura nestas áreas.

 

Importante auxiliador

Embora tenha ocupado apenas o cargo de diretor, sempre esteve presente auxiliando na administração, em especial às ações do prof. Alysson Paulinelli que, segundo Jair Vieira, era idealista e que “sem ele, a UFLA não existiria”. Assim, pela amizade e também por serem poucos os professores, sempre esteve auxiliando em muitas ações e iniciativas que foram implementadas, como por exemplo a construção do novo campus, dos novos prédios, do campo de futebol, do ginásio, do novo setor de hidráulica. Muitas áreas eram tomadas por pedras e sua função era quebrá-las, utilizando dinamite.

Liderados pelo prof. Alysson Paulinelli, foram os professores Jair Vieira e José Otávio de Souza (área de Topografia) que planejaram toda a área, assim como os prédios dos Departamentos de Agricultura, Engenharia, Administração e Economia, Química e Zootecnia. Naquela época, construíram também o campo de futebol, com todas as arquibancadas. Jair gostava muito de futebol e chegou a jogar no time do Fabril (Lavras- MG) como goleiro profissional, time do qual também foi presidente.

Professor Jair Vieira na inauguração do Departamento de Zootecnia

 

Entrevista realizada em 30/09/2025 com a participação do discente Lucas Henrique Teixeira.

Texto elaborado por Patrícia Duarte de Oliveira Paiva e Pauline Freire Pimenta

© 2022 UFLA - Todos os direitos reservados

Universidade Federal de Lavras | Coordenadoria de Comunicação Social | Setor de Museus e Patrimônio | Pró-Reitoria de Extensão e Cultura