Jair Vieira nasceu em 11 de março de 1937, na cidade de Lavras, Minas Gerais. Filho de Túlio Vieira e Maria de Oliveira, é o mais velho de cinco irmãos (Guaracy Vieira - já falecido, ex-professor do DAE/UFLA; Jairo Vieira; Oliveiro José Vieira -ex-professor do DEX/UFLA, José Caetano Vieira Neto - Zequinha, ex-professor do DAG/UFLA, já falecido). Casou-se com Nair Vieira, com quem teve dois filhos, Túlio e Marcio, ambos graduados pela ESAL.
Antes de ingressar em Agronomia na ESAL, em 1959, Jair estudou na Escola Rural do Faria, na Escola Estadual Firmino Costa e no Instituto Gammon. Concluiu o curso superior de Agronomia no ano de 1962. Em 1968, concluiu o mestrado na Universidade Federal de Viçosa, com o tema “Irrigação de Hortaliças”, sob a orientação do prof. Alberto Daker. Após o término da sua gestão como diretor, em 1980, teve a oportunidade de realizar 1(um) ano de Especialização em irrigação em Bari, Itália.
Após a formatura, trabalhou na fazenda do Sr. Gabriel Andrade, da Andrade Gutierrez, em Calciolândia-MG. Na fazenda, lidava com produção de leite de gado gir leiteiro, produção de silagem e inseminação. Ele relata que tinha muita liberdade para trabalhar nesta fazenda, teve oportunidade de aprender muito, especialmente pela condição de recém-formado.
Em 1965, depois de cerca de 2 anos fora da Esal, foi convidado pelo prof. Alysson Paulinelli para retornar à Instituição e atuar como professor, lecionando disciplinas de Hidráulica e Irrigação, ambas de responsabilidade do prof. Alysson. Para isto, fez um treinamento no Instituto de Pesquisa em Hidráulica - IPH no estado do Rio Grande do Sul.
Na então Esal, que havia sido recentemente federalizada e era comumente denominada de “Escola Nova”, ainda não havia departamentos didáticos nesta época, Jair ficou então alocado no antigo prédio de Laticínios, que já estava desativado na época. Com a construção do novo campus, foi o primeiro professor a mudar para “cima”.
Diretor
Jair Vieira foi Diretor da Esal de 1975 a 1979, sendo o primeiro diretor da “Escola Nova”. Assumiu este cargo com a morte do Prof. Sylvio Nogueira de Souza, que faleceu num acidente automobilístico quando retornava de Brasília, onde havia ido para tomar posse (como diretor) no Ministério da Educação.
Durante a gestão como diretor, instituiu a Fundação de Apoio - FAEPE (03/05/1976), como uma instituição paralela e com mais liberdade para administração. Entre as atividades, realizaram vários cursos de treinamento por solicitação do Ministério da Agricultura (MAPA).
Ainda na sua gestão, uma das importantes conquistas foi a grande contratação de professores e técnicos para a ESAL. Foi responsável pelo início do funcionamento do Alojamento Masculino (“Brejão) pois, embora estivesse pronto, o prédio ainda não funcionava.
Criou os cursos de Zootecnia e de Engenharia Agrícola. Deixou o projeto pronto para a criação do curso de Engenharia Florestal. Uma particularidade em relação ao curso de Zootecnia, além da criação do curso, ele ainda foi o diretor que diplomou os formandos da 1ª turma do curso.
Fez convênio com o Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS) para projetos de drenagem no Vale do Rio Sapucaí. Por meio deste projeto, foram realizadas drenagens nas várzeas com a instalação de diques (“polders”), mesmo sistema holandês, permitindo assim a realização de agricultura nestas áreas.
Importante auxiliador
Embora tenha ocupado apenas o cargo de diretor, sempre esteve presente auxiliando na administração, em especial às ações do prof. Alysson Paulinelli que, segundo Jair Vieira, era idealista e que “sem ele, a UFLA não existiria”. Assim, pela amizade e também por serem poucos os professores, sempre esteve auxiliando em muitas ações e iniciativas que foram implementadas, como por exemplo a construção do novo campus, dos novos prédios, do campo de futebol, do ginásio, do novo setor de hidráulica. Muitas áreas eram tomadas por pedras e sua função era quebrá-las, utilizando dinamite.
Liderados pelo prof. Alysson Paulinelli, foram os professores Jair Vieira e José Otávio de Souza (área de Topografia) que planejaram toda a área, assim como os prédios dos Departamentos de Agricultura, Engenharia, Administração e Economia, Química e Zootecnia. Naquela época, construíram também o campo de futebol, com todas as arquibancadas. Jair gostava muito de futebol e chegou a jogar no time do Fabril (Lavras- MG) como goleiro profissional, time do qual também foi presidente.
Entrevista realizada em 30/09/2025 com a participação do discente Lucas Henrique Teixeira.
Texto elaborado por Patrícia Duarte de Oliveira Paiva e Pauline Freire Pimenta